Estes dias minha prima de 14 anos veio me visitar.
Ela é aquele tipo de garota incomum pra idade: alta, tem mais amigos meninos, não segue nem liga pra moda e tendências (e tem estilo super próprio!!).

Minha tia, a mãe dela, foi meio hippie quando nova e criou a menina de forma meio livre, aberta e sem muitos "nãos". Como resultado, minha prima é bem aberta, solta nos atos e nas palavras e nem um pouco retraída.

E ela tem algo que me fascina: uma tremenda auto estima!
Ela simplesmente tá lá de pijamão, cara remelenta e se depara com um espelho na frente dela, vira o cabelo pro lado e diz: "nossa tô linda!"
Ou posa pra  uma foto espontânea e diz: "olha como saí bem!" - naquele tipo de foto em que uma garota "normal" acharia que não saiu perfeita o suficiente.
Estes dias saímos e ela comprou um óculos escuro e, no dia seguinte, ao vesti-lo, disse: "olha como fico linda com esse óculos!!"
Tudo assim, natural, sem pretensão, metidez ou desprezo, simplesmente a frase de alguém que se adora como é! Que se admira!

Eu, nos meus esforços árduos para tirar uma selfie, quando tiro, ela olha e diz: "você tá linda!" e eu digo "tou nada, olha o tamanho que saiu meu nariz!" (meu nariz é super grande) e ela responde: "nem dá pra notar!". Outra tentativa de selfie. Penso: "nossa, que horror!" e ela "Você-tá-lin-da-nesta!"
Outra tentativa de selfie, num outro dia... fico em dúvida com meus olhos de aparência cansada e ela diz: "saiu linda, prima!" 

E aí eu percebi que preciso me achar mais linda mais vezes. 
Que sempre estou me achando nariguda, queixo gordo, boca minúscula, zóiuda e cabeçuda. Mas parece que essa não é a forma que ela me enxerga. Quem sabe eu aprenda com ela a me cobrar menos sobre meu rosto imperfeito e simplesmente acordar escabelada, remelenta, olhar-me do espelho e dizer: "hoje acordei linda!"




18 Comentários

  1. Isso mesmo,admita pra vc mesmo que vc e lindaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaahaha!! E vamos começar o exercício!! :D

      Excluir
  2. Tenho uma sobrinha que é exatamente assim! E ela me admira pra caramba, mesmo quando eu acho que sou só mais uma no meio da multidão. Pra ela, a tia dela é o máximo, é descolada e tem cabelo coloridos. Queria ver o mundo mais dessa forma também, vamos começar essa campanha! "Hoje eu acordei linda" UHASUHAS! <333 Beijos Sana Insana!

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo, precisamos aprender mais com a geração mais nova! kkkkkkk
      A gente se cobra tanto né??

      Bjss! <3

      Excluir
  3. Olha que auto-estima é exercício árduo de praticar!!! Muita gente que é linda não se acha, e as que a gente nem acha, é que se sentem realmente bonitas... A sua prima, todos os dias, multiplica as chances de ser feliz... e ela consegue, viu? Eu não consigo olhar no espelho sem achar trocentos defeitos... nariz grande, olhos cansados, gordurinha aqui e ali... É... quem sabe um dia a gente aprende...
    O fato dela ser bem descolada dá a ela liberdade de agir e viver no mundo como quem é. Louvável de marré-de-si... certíssima ela! Esse caminho é bem longo, mas vale a pena praticar, sim.
    O importante é estar de bem consigo mesma e ser feliz.

    Bj!
    Rock ur Nails!
    http://rockuroutfit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com certeza, bem dificil! O legal é que ela se acha linda mesmo que ninguém diga isso pra ela, ou seja, ela não precisa da aprovação dos outros. Se sustenta e tem orgulho da aparência! Até hoje não vi ela reclamar de nenhuma parte do corpo, ao contrário, ela lida super bem com aquelas partes que a gente sempre encontra defeito!
      Um aprendizado, certamente!
      Bjs!

      Excluir
  4. Nossa, queria que minha prima tivesse um intensivo com a sua.
    Ela tem 17 anos. Faz 3 hrs de academia todo dia, toma mil suplementos, não come açúcar, chocolate, nada. Passa vontade quando sai com a gente, está sempre de mau humor. Deixa de sair com os amigos para ir para a academia treinar. Não consegue dormir porque sente dor de tanta malhação. Está tão musculosa que agora quer diminuir a carga para recuperar a feminilidade, pois os meninos já estão fazendo chacota dela.
    E nunca, nunca ela está linda no próprio espelho. Sempre acha em si mil defeitos. Me dói quando vejo alguém tão jovem se submeter a tanto por algo que não consegue ver. Isso se deve a criação que recebemos em casa - todas as mulheres, exceto eu e uma outra prima, fazem dieta e brigam com o espelho. Prefiro ser feliz do que me sacrificar tanto, por algo que não está em meu corpo mas sim na cabeça ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Vívien que loucura!!
      Mas não é só a criação sabe? (claro que tem um peso) É tudo em volta, especialmente a mídia! Veja os comerciais, as novelas, as capas de revista, o tamanho das roupas nas lojas... é como se moldassem nosso olhar... :(

      Excluir
  5. Eu não me vejo bonita. Fico olhando que não estou em nada no padrão: sou gorda, tenho cicatrizes pelos ombros, tenho falhas de cabelo, cabelo cacheado (alguns apelidam de cabelo ruim), uso óculos etc. Me olho no espelho e realmente é dificil de ver algo belo. Porém um livro me ajudou muito superar algumas coisas: A Ditadura da Beleza e a Revolução das mulheres. Veja essa frase:

    “Cada mulher é linda ao seu modo, tem seu jeito especial de ser,
    sua anatomia própria, e deve se amar, se contemplar e curtir intensamente
    a vida. Deve se olhar no espelho sem medo, não se rejeitar, mas admirar
    sua beleza e força interior. Pois sentir-se bela é um estado de espírito, um
    treinamento da emoção, um exercício intelectual e afetivo dos olhos de
    quem observa.”

    Tenho que me amar, me admirar pelo que sou e não me comparar. Quando nos comparamos, já era. Somos uma beleza única e devemos nos amar.
    É um exercício intelectual e afetivo, que treino todos os dias!

    :)

    ps.: seu nariz não é grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu me acho uma pessoa com boa auto estima, costumo de adorar e não ligar pro que os outros pensam de mim, MAS não é todo dia que acordo me achando maravilhosa - como minha prima. Eu tendo a implicar com meu rosto, e isso há muuuuito tempo! Já melhorei MUITO em relação à isso, porque antes nem foto eu tirava! Só o fato de eu conseguir tirar uma selfie hoje já mostra como melhorei, mas dificilmente não coloco um filtro pra disfarçar especialmente nariz, que é grande pro tamanho do meu rosto, mas minha história com ele é mais familiar do que pelo tamanho mesmo....
      Não devemos nos comparar mesmo, mas enfrentar nossos próprios demônios.
      E obrigada pelas palavras!! <3

      Excluir
  6. Sessão desabafo: Quando eu tinha essa idade, 14,15 anos, sempre que eu via um espelho eu falava "eu me amo. sou linda". Aí uma "amiga" viu eu fazer isso e respondeu : "você fala isso só para se convencer disso, mas você sabe que não é verdade." Isso me derrubou um pouco, mas depois deixei pra lá. Insegurança sempre bate em uma fase ou outra da vida. Mas sempre tive muito amor próprio sabe Sana. e qual o problema em você tentar se convencer disso no final das contas? Estranho era se eu não gostasse de mim. :) E depois disso eu passei a me admirar mais ainda, tanto as minhas qualidade bem como os meus defeitos também, apesar de ainda eu ser muito exigente comigo mesma em relação ao meu desenho no trabalho e faculdade etc..
    Espero que sua prima continue sempre assim. E pra você só digo: Você é bonita, estilosa e cheia de ideias, deixe de besteira :P
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jehssy: nossa, com essa idade eu era o contrário, eu não tinha muita auto estima (talvez por causa do bullying já falado em outro post)! Adquiri com o tempo.

      Mas como eu disse pra Ana ali em cima, não sei se me expressei mal no post, eu tenho auto estima e auto confiança, sim! Se eu não tivesse não andaria alternativa na rua, não me vestiria como gosto. Eu sou uma pessoa que não tou nem aí pra opinião dos outros sobre mim!
      MAS não consigo me achar "linda" em todas as situações/fotos como minha prima, é isso que me fascina nela! E é essa auto-estima de "todas as situações" que preciso desenvolver mais! ;)
      bjss

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Amiga da onça essa, hein?
      Desculpa, não me segurei hehehe

      Excluir
    4. Nem me fale Vivien!!! ahahaha

      Excluir
  7. Precisamos exercitar o entendimento múltiplo da existência e introjetar que a beleza, na verdade, é uma questão de perspectiva e não deve ser padronizada. A "beleza" da beleza, está na diferenciação! Nas mil faces, formas e cores que a natureza nos oferece! Apesar da tentativa de padronização, da pressão que uma "sociedade adoecida" exerce, devemos lutar contra a maré e nos preocuparmos com nossa felicidade, com o que nos faz sorrir! É um exercício diário, uma reflexão constante, pois precisamos dessa segurança para encarar os hipócritas da vida! Compactuo com sua reflexão, Sana! Nós, mulheres, precisamos desse exercício, pois não é nada fácil ser tão cobrada e com tanta incoerência, por aí, né não ?! ^^
    Beijos
    Bianca (GlamNoir)

    ResponderExcluir
  8. Eu tbm não sou uma pessoa que tem boa auto estima, tem gente que não acredita. Mas eu tbm não tinha o hábito de tirar muitas fotos. Quase não tenho fotos da minha adolescência.

    Às vezes eu me arrumo e saio e não tiro uma foto. Tô me esforçando pra tirar mais fotos com frequência, pra me sentir melhor com a minha imagem mais natural, sem ter montação pra evento, e tbm registrando pequenas coisas que me deixam feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Windie, eu não me acho bonita, mas aprendi a me aceitar como sou enquanto dá rsrs! Mas eu não tive boa auto estima por um longo período da minha vida, o que me fazia fugir de fotos e ainda hoje fujo até de vídeos.
      Eu tenho até tirado algumas fotos de look e selfies, mas quem disse que eu tenho coragem de publicar?? Falta um pouco mais dessa auto estima em mim sabe? Eu aperto o foda-se pra MUITA coisa, mas na questão de fotos eu ainda não superei!

      Excluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^